17 de mai de 2017

Diário de Casamento #RaieMarcos: Definindo o Orçamento


Oii gente! Tudo certo? Hoje finalmente o segundo episódio do Diário de Casamento está no ar! E o assunto é talvez o mais importante de todo o processo, o tão temido orçamento! Bora conversar?

Antes de qualquer coisa, se você ainda não leu o primeiro episódio do diário, onde falei sobre os primeiros passos para iniciar a organização de um casamento, clique aqui e confira! Assim você ficará ainda mais por dentro do assunto.

O orçamento sem dúvidas é a parte que mais "assusta" qualquer casal que deseja se casar. O dinheiro é a primeira questão que todos pensam ao dar início no processo de organização de uma festa e não é por menos né?! Hoje em dia tudo é caro, até para um casamento simples é necessário planejamento, então o dinheiro precisa ser muito bem administrado, para que tudo ocorra dentro do planejado. 

A minha primeira dica em relação ao assunto é: conversem. Quando se trata de dinheiro, o diálogo é essencial entre o casal e também entre as famílias, que acabam também participando no orçamento. Tomar decisões sozinho não é uma boa ideia, sempre decidam juntos quais serão os investimentos. 

No processo de diálogo, o primeiro passo que demos foi analisar nossos respectivos salários, quais os gastos fixos mensais e quanto teríamos disponível para investir no casamento. Elencamos em uma planilha o valor que já tínhamos e o valor aproximado da meta que gostaríamos de chegar.

Um ponto extremamente importante é definir um valor específico de orçamento baseado na sua realidade de vida. Seja honesta com você mesma sobre o padrão de casamento que você pode ter, não adianta realizar uma festa caríssima e depois pagar dívidas para o resto da vida. É possível sim realizar o casamento exatamente do jeito que você sonha sem arrependimentos, se ao mesmo tempo que você sonhar, também manter os pés no chão. 

Se você já tem uma quantia em dinheiro guardado para investir no casamento, ótimo! Significa que você já está alguns passos a frente. Esse valor antecipado vai aliviar o seu orçamento inicial, mas isso não significa que você deve parar de guardar dinheiro, todo mês reserve a quantia estipulada na planilha.


Um conselho muito importante é: o que for possível pagar a vista, pague! Não parcele todos os fornecedores, pagar à prazo muitas vezes pode dar a ilusão de conforto, porém, isso pode te sobrecarregar lá na frente e virar uma bola de neve. Aproveite os fornecedores que te darão possibilidades de pagamentos maleáveis para parcelar, assim você pode ir quitando da forma que conseguir por mês. E os fornecedores que são mais rígidos nas cobranças, dê preferência para pagar à vista. Por isso a importância de um diálogo claro e objetivo com cada fornecedor.

Vale lembrar que o casamento não é apenas a festa, mas a construção de uma nova vida! E isso inclui moradia, móveis e contas. Então é necessário planejar o orçamento também pensando no pós casamento, lembre-se disso durante todo o percurso!

Outra dica necessária e que eu não posso deixar de te dizer é: não se desespere! De início tudo vai parecer extremamente caro e impossível, mas com o passar do tempo você vai percebendo que é possível sim, se todos os investimentos forem feitos com responsabilidade e dentro do estipulado inicialmente. Se algo não entrar no seu orçamento, procure alternativas mais acessíveis, nessa hora entra a criatividade e a vontade de fazer tudo acontecer, você consegue!

E para finalizar o bate papo de hoje, te aconselho a planejar um valor para utilizar nas últimas semanas do casamento, os imprevistos sempre acontecem e você não pode ser pega desprevenida! Separem uma quantia para isso e se pouparão de "esquentar a cabeça" depois! Pensar a longo prazo é super importante quando se trata de um casamento!

E é claro, a maior e mais importante dica de todas é: SEJA FIEL AO SEU ORÇAMENTO! Nada de auto sabotagem em?! E tenha a consciência que em alguns momentos você terá que abrir mão de algumas coisas sim! Nem tudo o que os fornecedores vão lhe oferecer é necessário ou possível para seu casamento, não fique comparando o seu evento com outros, cada casal tem sua história, sua vida, seus sonhos e é claro, seu orçamento. 

E toda vez que o desespero bater, inspire e expire e lembre-se que no final tudo sempre dá certo!

Espero que tenham gostado do segundo episódio do diário! Nos vemos na próxima!

Um super beijo da noivinha Rai!

Um comentário:

  1. IMAGINO COMO VAI FICAR TUDO LINDO VCS MERECEM PARABÉNS RAI

    ResponderExcluir