5 de jan de 2017

Lendo & Relendo: a arte de recomeçar

Se existe algo pelo qual não podemos lutar contra, é a instabilidade da vida. Em um dia tudo está exatamente como o planejado, e no dia seguinte tudo pode estar completamente fora daquilo que era normal e confortável.

Não temos poder nenhum sobre isso, a grande realidade é que não podemos decidir nada sobre o amanhã, mesmo que pareça que sim. O futuro é sempre uma caixa que estamos muito empolgados para abrir, mas nem sempre gostamos do que está dentro.

Na verdade, o grande “x” da questão não está no quão inusitada pode ser a vida, mas no quanto estamos prontos e dispostos para lidar com isso. Não importa se temos uma agenda cheia de planos muito bem planejados, ou se nossos sonhos estão engenhosamente alinhados, ou até mesmo se somos cautelosos e precavidos, o amanhã continuará mudando rapidamente bem diante dos nossos olhos e da nossa humana impotência.

E então, privilegiadas são as pessoas que sabem recomeçar.  Isso está além de uma decisão, é algo indispensável, não importa quão difícil seja a situação, chegará o momento em que sentiremos a necessidade de começar de novo. E é exatamente quando fazemos isso, que nos tornamos pessoas equilibradas entre o ontem, o hoje e o amanhã.

Recomeçar é apesar de tudo, dizer sim para a vida, é fazer dos planos e sonhos que não deram certo, uma ponte para novos anseios. É não deixar de acreditar ainda que tudo ao redor pareça não fazer o mínimo sentido, é continuar olhando pra frente mesmo que não exista nada para olhar, é simplesmente se dar mais uma chance e mais quantas chances precisar.

E sim, recomeçar não é fácil e está longe de ser confortável, está mais para um grande desafio, daqueles que dão frio na espinha e arrepios na pele, é só depois de muitos tombos, choros e momentos de crise que aprendemos como escrever um novo início.

Então, jamais desperdice suas experiências, seja qual for ela. Sempre existe algo de bom em tudo, só depende da perspectiva que você olha e da sua vontade de aprender. A sua capacidade de recomeçar depende absolutamente das suas experiências, por isso, não reclame tanto assim quando algo lhe acontecer.

E por fim, ame o amanhã, por mais inusitado, surpreendente ou imprevisível que ele seja, o amanhã é tudo o que você tem. E mesmo que a vida se modifique o tempo todo, e que não possamos fazer nada diante disso, ainda assim depende inteiramente de nós que essas mudanças sejam transformações incríveis e felizes, afinal, não importa quão tempestuosa seja a sua chuva, tudo é possível para quem sabe o que quer. 

Com amor,

- Aru.

2 comentários:

  1. Você consegue transmitir tanto otimismo e sentimento nas palavras amiga, amei! 2017 é um ano de recomeços, para melhor! <3

    ResponderExcluir
  2. Muito linda cada palavra, que Deus continue te abençoando... Beijos

    ResponderExcluir